domingo, 13 de novembro de 2011

INOVAÇÃO CONTEMPORÂNEA

A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo.

Peter Drucker

Inovação significa novidade ou renovação. Pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade. A inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um fator fundamental no crescimento econômico de uma sociedade.

É toda a novidade implantada pela empresa, por meio de pesquisas ou investimentos, que aumenta a eficiência do processo produtivo ou que implica em um novo ou aprimorado produto. Assim, muita coisa pode ser definida como inovação. Essas inovações estão divididas basicamente entre produtos e processos.

Vamos ver alguns exemplos do que seria inovação:

• Introdução de novo produto ou variação de produto já existente. Por exemplo, numa indústria alimentícia, o lançamento de uma versão light ou diet de um produto;

• A implantação de código de barras em empresas que não usavam;

• Introdução de um determinado insumo que otimiza ou barateia determinada produção, no todo ou em parte;

• Criação de um linha voltada para um segmento de mercado não explorado anteriormente. Por exemplo, uma indústria têxtil de artigos infantis que lança uma linha de roupas para adolescentes;

• Melhorias na logística de armazenamento, transporte e distribuição dos produtos;

• Aplicação de novos softwares que demande mudanças também no hardware ou otimiza a produção e/ou o produto.

Com os exemplos, é possível perceber que a inovação contemporânea deve estar ligada à implementação de produto e/ou processo novo (ou substancialmente aprimorado) para a empresa, não sendo, necessariamente, novo para o mercado ou para o setor de atuação da empresa. Com isso podemos afirmar que INOVAR é rumo a uma nova competitividade no mercado e que as organizações estão num processo de destruição criativa, é algo que vem de fora para dentro, é uma regra do mercado econômico. O fenômeno da globalização vem transformando o mundo dos negócios, provocando mudanças no ambiente organizacional, onde o mercado e a competitividade exigem das organizações resultados mais eficazes. As transformações ocorridas nas organizações e na sociedade desde o século passado ensejam que o terceiro milênio será um ambiente propício à inovação, à criatividade, fazendo prosperar no âmbito organizacional a figura do empreendedor corporativo. Pode-se concluir que as pessoas têm um papel muito importante nesse contexto. A iniciativa, a criatividade e capacidade de reconhecer, interpretar e avaliar as novas oportunidades de mercado se caracterizam como habilidades essenciais das pessoas nas organizações, pois contribuem para que estas promovam uma mudança cultural pró-ativa necessária, buscando inovar e desenvolver novos negócios corporativos. O empreendedorismo se caracteriza como uma forma de fazer a inovação acontecer, sendo que as pessoas são as responsáveis pela transformação de idéias em novos negócios. Contudo, as organizações empreendedoras devem estimular e incentivar as iniciativas empreendedoras das pessoas, buscando oportunidades e tratando o risco como fator de mudança.

Espera-se despertar a consciência sobre a questão colocada e que, tanto educadores como os profissionais da informação possam estar envolvidos na busca de respostas na forma de ações integradas e adequadas à inovação na sociedade contemporânea, onde as tecnologias são instrumentos da potencialização das capacidades humanas, a informação é um bem de valor e a educação o meio para o exercício da cidadania e do bem coletivo.

Prof.: Wanderson Negrelli.


























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