quinta-feira, 2 de junho de 2011

DEZ DICAS PARA MONTAR "O" CURRÍCULO

1) Comece com os dados pessoais.
Escreva bem no alto da página: seu nome, endereço, telefone, celular, e-mail e idade. Crie um e-mail profissional, evite e-mail do tipo umagatinha@e-mail.com.br .


2) Suas habilidades pessoais e seus objetivos.
Descreva as habilidades pessoais que você mais apresenta, entre 4 e 7 características. Sendo você ainda um profissional com pouca ou nenhuma experiência, o ideal é ter objetivos direcionados para o crescimento de sua carreira, com enfoque na sua área de atuação e o cargo desejado. Não vale a pena dizer que tem interesse de atuar em 20 áreas diferentes.

Dica: Não seja um franco-atirador.

Exemplo: Atuar na área de recursos humanos, em todos os setores de cargos e salários, recrutamento e seleção de pessoal, área financeira (faturamento, agenda de pagamentos, composição bancária…), área de produção (desenvolvimento de projetos, controle de qualidade, controle de estoque…), área de marketing (viabilização de novos projetos, acompanhamento de campanha, estudo de mercado…) etc.


3) Capa colorida não ajuda.
Usar folhas brancas, limpas e grampeadas. A tipologia deve ser tradicional: Arial ou Times New Roman, com fonte tamanho 12. O negrito, itálico e sublinhado só devem ser usados para organizar as informações. Preocupação excessiva com a estética aparenta que o candidato está tentando esconder uma eventual falha.


4) Currículo sim, biografia não.
Duas folhas são o ideal. Cuidado também para não escrever errado. Erros de português pegam muito mal e podem de desqualificar para a vaga.


5) Minhas experiências.
Se você está começando a carreira vá direto para sua formação acadêmica, caso contrário, você deve ser sucinto. Mencione apenas as 3 últimas empresas que você trabalhou, começando pelas mais recentes e caminhando para as mais antigas. Nome da empresa, cargo, período e área de atuação são muito importantes.


6) Formação acadêmica.
Ordene de sua atual ou última graduação para a primeira, obedecendo a seqüência: Curso, Instituição de Ensino, Ano de conclusão ou ano de início e término.


7) Formação Complementar.
Inclua os treinamentos e cursos que fez desde que tenham afinidade com a futura área de atuação.


8) Atividades Complementares.
Aproveite esse espaço para valorizar atividades exercidas por você no meio acadêmico e social.


9) Do you speak English?
Falar fluentemente um outro idioma conta muito. Lembre-se: não vale a pena enganar. Se descobrirem qualquer falcatrua no seu currículo você será dispensado na hora. O critério é o seguinte: ou você sabe falar fluentemente um outro idioma, ou não sabe. É melhor você falar que seu espanhol é apenas básico, ao invés de dizer que sabe se virar muito bem.


10) Como devo enviar meu currículo?
Cadastro on-line em que o candidato apenas completa os dados. No caso de enviar por e-mail o currículo anexado, diga que, por via das dúvidas, vai enviar seu currículo também pelo correio ou deixar uma cópia na recepção da empresa.

Dica importante:
Depois de estar atuando, atualize seu currículo sempre que houver uma mudança significativa na sua carreira. Coloque tudo que for realmente significativo. Desde mudança de telefone até um negócio milionário que você fechou com a sua empresa, ou um projeto que deu muito certo no mercado. Crie uma espécie de diário profissional.






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